Melancia - Marian Keyes

24 de fevereiro de 2012

Lido em: Fevereiro de 2009
Título: Melancia - Família Walsh #1
Autor: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Chic Lit
Ano: 2004
Páginas: 489
Nota: ★☆☆☆☆☠
Sinopse: Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convencê-la a assumir a culpa por tê-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...

Resenha: Outro dia, conversando sobre livros ruins com um amigo do trabalho, o primeiro que me veio a mente foi Melancia.

Caraca... é o tipo de livro que a gente dá tudo, só de ver a capa, mas quando abre, dá vontade de chorar de desgosto...
Claire foi largada pelo marido poucos minutos após dar a luz com a chocante notícia de que ele tinha arrumado outra. Depois disso, a pobre coitada voltou pra casa dos pais e suas irmãs malucas, acabada, flácida e deprimida e passa por maus bocados pra tentar se recompor e seguir com a vida adiante. Claire conhece Adam, etilo gostosão, super lindo e mais novo do que ela, e embarca numa "aventura amorosa" buscando recuperar o tempo que perdeu com o ex-marido traste, mesmo com um bebê na bagagem.

Só que, a protagonista é boba, fraquíssima, sem a menor graça, tenta ser engraçada mas passa muito longe disso, e viaja na maionese com força. Por mais que algumas pessoas se identifiquem com a situação e a história de Claire, a encheção de linguiça da autora com bobagens só pra engrossar o livro é gigantesca e o final é super previsível. É tanta asneira, que dá preguiça! Aaaaahhhhh!

Uma hora está acontecendo uma coisa, de repente a personagem começa a pensar/lembrar de alguma outra coisa simplesmente nada a ver com a situação e que não acrescenta nada de útil ou interessante na história, e a enrolação é tanta, o devaneio é tão eterno, que quando se volta ao assunto inicial, você até esquece do que raios a autora falava antes, e fica com aquele ponto de interrogação no ar se perguntando "mas o que tem a ver o c* com as calças, Jesus Cristo?" Detesto livros que fogem do assunto no meio do assunto e depois obriga o leitor a voltar no início pra lembrar o que estava acontecendo.

As situações envolvendo os familiares da protagonista são engraçadas, mas nem isso é capaz de salvar essa história...
Deprimente, odioso... Nem quero me estender pra não passar ainda mais raiva do que já passei. Esse eu não recomendo, mesmo.

10 comentários

  1. Caramba, só uma estrela? eu dei 5, kkkk
    amei o livro e não achei a protagonista boba, uhauauah,como os gostos são diferentes né?!
    Eu adorei e ri muito com o livro!!!!
    Mas tua resenha ficou ótima, adoro quem escrever com sinceridade.

    um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e adorei , ri demais!! amei a resenha =D
    beijos
    http://umceudeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bom, confesso que não sei o que esperar desse livro, pois é a primeira resenha negativa que leio sobre ele. Espero que a minha opinião seja diferente e sinto muito que ele tenha sido tão odioso para você.
    Parabéns pela sinceridade!

    ResponderExcluir
  4. Tenho o livro e o disponibilizei para troca no Skoob, simplesmente odiei o livro!! Detesto abandonar livros mas esse eu abandonei quando estava na metade. Como você disse muita encheção de linguiça. Esperava muito mais do livro e odeio a protagonista!! AAff, não tenho nenhum elogio para ele, e fiquei triste porque gastei uma grana com ele ( comprei ele tem uns 2 anos, e na minha cidade, livros são muito caros, srrs) podendo ter completado a minha coleção da Becky Bloom

    ResponderExcluir
  5. Flavia, adoro sua sinceridade. Se você falou tão mal de Melancia, penso o porque dele ser um bestseller. Comprei Férias para dar pra uma amiga hahah tomara que ela goste !

    ResponderExcluir
  6. Que livro é esse!!!! Que maldade!!! Como um cara pode dar o pé na bunda na própria mulher que acabou de ter um bebê!!!
    Essa personagem tá além do fundo do poço e pelo jeito continuou lá.
    Detesto livros assim...

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkk quando eu li a sinopse eu achei até legal, más depois do que você falou, odiando sem esconder isso de ninguem kk'
    Parece engraçado, quando olhei a capa achei que fosse, más depois do "Ela viaja na maionese" eu nem quero ler...

    ResponderExcluir
  8. oi, acabei de descobrir seu blog e adorei a descrição de vc, rsrsrs somos parecidas na questão de gatos e chocolates! essa é a primeira resenha negativa que vi desse livro,nao é o meu estilo. adorei sua resenha parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Comprei o box com dois livros e estou sem menor paciência pra ler esse livros eu pensei que iria amar mas já estou odiando!

    ResponderExcluir
  10. Algumas pessoas gostam de alguma coisa , outras não.. por isso não vão pela opinião dos outros, tenham a sua propria. Gostei muito do livro, mas detestei a personagem, depois que o marido cachorro fez com ela, ainda queria voltar para ele., nem pensar.

    ResponderExcluir